.

Avise-me das próximas turmas QUERO SER ATENDIDO

CURSO
Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024

Professor: Arnóbio Neto Araujo Durães

Carga horária: 9 horas
Total de Inscritos: 36
Nota: 4.2
Modalidade: On-line ao Vivo



Objetivo

O objetivo deste treinamento será explicar aos participantes a Legislação atualizada e as mudanças introduzidas pela Receita Federal, bem como ensinar o contribuinte a declarar corretamente a Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas, evitando assim pagar mais imposto do que o devido.

Altamente indicado para contadores, analistas fiscais, administradores e demais profissionais que elaboram declaração de imposto de renda, seja para terceiros ou a sua própria declaração.

Professor

Prof. Arnóbio Neto Araujo Durães
Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica; Pós-Graduado em Contabilidade Avançada, Gerência Financeira; Auditoria e Controladoria; Bacharel em Ciências Contábeis; Sócio e Diretor Executivo da Durães & Associados Business Consulting Ltda; Professor Universitário, em cursos de Pós-Graduação e MBA;  Consultor de empresas nas áreas Financeira, Contábil, Tributária e Fiscal; Palestrante e seminarista em temas contábeis e tributários por diversas entidades.

Programa

1.    Conceitos introdutórios 
2.    Apresentação da Tabela da Previdência Social que serve de base de dedução do imposto devido 
3.    Apresentação da Tabela Progressiva do Imposto de Renda (correção parcial em 2023) 
4.    Quem está obrigado a declarar 
5.    Desobrigado da entrega da declaração 
6.    Conceitos e aplicação prática sobre o modelo simplificado 
7.    Conceitos e aplicação prática sobre o modelo completo 
8.    Análise de viabilidade entre modelo simplificado versus modelo completo 
9.    Reconhecimento das deduções legais no modelo completo 
10.    Dedução com pensão alimentícia 
11.    Pessoas que podem ser deduzidas como dependentes 
12.    Despesas médicas dedutíveis e reembolsadas 
13.    Dedução com despesas com educação 
14.    Abordagem das principais despesas a lançar no livro caixa 
15.    Conceito e abordagem sobre a declaração em conjunto 
16.    Conceito e abordagem sobre a declaração em separado 
17.    Prazo e forma de entrega da declaração 
18.    Multa por atraso na entrega da declaração 
19.    Cálculo e formalidades do Impostos a pagar 
20.    Cálculo e formalidades do Imposto a restituir 
21.    Programa de geração para entrega 
22.    Obrigatoriedade do certificado digital e conta Gov.br 
23.    Rendimento tributável do trabalho assalariado 
24.    Rendimentos de aluguéis 
25.    Rendimentos tributável – Pensão alimentícia recebida 
26.    Rendimentos recebidos acumuladamente 
27.    Conceito e obrigatoriedade do Carnê Leão 
28.    Recolhimento complementar – Mensalão 
29.    Rendimentos recebidos no e do exterior 
30.    Rendimentos isentos e não tributáveis 
31.    Rendimentos sujeitos exclusivamente na fonte 
32.    Quais bens devem ser declarados 
33.    Quais valores devo declarar para os meus bens e direitos 
34.    Dívidas e ônus reais 
35.    Análise e comentários sobre variação patrimonial 
36.    Venda de bens, renda variável e ganho de capital 
37.    Conceito e abordagem sobre ganho de capital 
38.    Hipóteses de isenção sobre ganho de capital 
39.    Ganho de capital – atualização do valor do bem vendido 
40.    Conceito e tributação sobre renda variável 
41.    Conceituação sobre malha fiscal 
42.    Retificação da declaração 

Cursos Relacionados

Dúvidas Frequentes

Nós somos especializados em cursos de capacitação e atualização nas áreas de contabilidade, tributação, fiscal, trabalhista, previdenciário, recursos humanos, financeira, tanto para empresas privadas, quanto para órgãos e entidades da administração pública.

Nossos professores elaboram e apresentam o conteúdo dos cursos com objetivo de capacitar e atualizar, ou seja, prepara aquele que está iniciando sua carreira e atualiza os profissionais que já atuam em suas áreas.

Nós temos 3 modalidades de cursos, on-line e ao vivo, on-line gravado e presencial. Na página do curso você encontra a modalidade que ele será apresentado.

Sim, os cursos on-line e ao vivo são transmitidos nas datas e horários programados, mas nós gravamos e disponibilizamos a gravação para o aluno revisar o conteúdo quantas vezes desejar, por um período determinado de tempo.

Alguns dias antes do curso, o aluno receberá as instruções e acesso à Área do Aluno, será nesta área que o aluno terá acesso as aulas ao vivo e às gravações.

Sim, todos os cursos da Meta Cursos possuem certificados de participação. Para os cursos presenciais o certificado físico é entregue ao final do curso, para os cursos on-line o certificado é disponibilizado na Área do Aluno em formato digital e permanece lá para que o aluno possa acessar quando desejar

Nós dispomos de vários cursos credenciados junto ao CFC, que geram pontos para profissionais da contabilidade, consulte nossa equipe para saber quais cursos estão credenciados.