.

Avise-me das próximas turmas QUERO SER ATENDIDO

CURSO
Formação de Analista de Crédito e Cobrança

Professor: Prof. Sérgio Martins dos Reis

Carga horária: 16 horas
Total de Inscritos: 37
Modalidade: Presencial
Cidade: Videoconferência



Objetivo

Objetivo: conhecer o processo de crédito e cobrança, verificar como o risco de crédito impacta na gestão financeiro das empresas, realizar uma análise detalhada do risco de crédito, com base em informações cadastrais, financeiras, patrimoniais e de idoneidade; desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial.

Altamente indicado para profissionais de crédito e cobrança que necessitam de uma atualização no processo de crédito ou cobrança e estejam envolvidos em atividades de concessão de crédito e recuperação de inadimplentes.

Como você vai aprender:
- As aulas serão transmitidas ao vivo, com participação e interação dos alunos
- Após a transmissão ao vivo, as aulas ficarão gravadas para revisão do conteúdo
- Faça seus questionamentos por áudio e texto
- Apostila e material complementar
- Grupo de WhatsApp exclusivo para a turma
- Certificado

Professor

Prof. Sérgio Martins dos Reis
Professor de Pós Graduação em Finanças e Controladoria.  Especialista em Engenharia Econômico Financeira e Graduado em Ciências Contábeis. Vasta experiência nas áreas de finanças, e controladoria em multinacionais de grande e médio porte e segmentos diversificados. Consultor financeiro, palestrante e professor de cursos  de educação continuada em diversas instituições, com mais de 19.000 executivos treinados. CEO da Yangí Escola de Negócios, CEO da ONG Teu Lar.

Programa

Módulo I - Gestão e Análise de Crédito Corporativo e Risco 


Objetivo: Proporcionar aos participantes, os principais conceitos e instrumentos de crédito para uma boa avaliação com base teórica de modernas técnicas de redução de risco e decisão de crédito, colaborando com indispensáveis técnicas para uma gestão segura e eficaz ao departamento de crédito, possibilitando uma abordagem ampla e técnica de como organizar e melhorar os resultados do departamento reduzindo os riscos.

Indicado para diretores, gerentes, supervisores, empresários, analistas de crédito, controller, gerente financeiro, executivos de crédito, supervisores comerciais, auditores internos e externos e consultores que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

- Crédito - a importância do papel do crédito, o profissional, reflexão sobre os padrões clássicos
- Norma e procedimento - a importância, os desafios, a interação entre áreas e padrões
- Fluxo de informações para análise
- Crédito como negócio
- Fichas cadastrais de pessoas físicas e jurídicas
- Avaliação de algumas formas jurídicas
- Avaliação e categorias dos riscos de crédito
- Metodologia credit scoring: modelos, processo de decisão, limites e desvantagens e exemplo
- Metodologia credit rating: uso no Brasil, resolução do Banco Central
- Metodologia especialista: aplicação e riscos da metodologia e os Cs do crédito
- Conceituações sobre limites de crédito: modelos de definição, garantias, negociação, visita, entrevista, análise setorial
- Garantias pessoais e reais: definição, modalidades de garantias, formalização

 

Módulo II - Técnicas de Redução de Inadimplência com Ênfase em Cobrança pelo Telefone 


Objetivo: Transmitir os aspectos técnicos do contas a receber, onde o participante poderá não só avaliar os elementos críticos da operação e recuperação de créditos, como desenvolver estratégias preventivas e corretivas além de desenvolver um marketing positivos e inibir atrito com outras áreas e capacitar os participantes com técnicas de abordagens e negociação, visando o desenvolvimento de habilidades de comunicação e abordagens essenciais aos profissionais que realizam cobrança pelo telefone.

Indicado para profissionais da área de contas a receber, crédito, tesouraria, controladoria, cobrança, profissionais liberais e consultores que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

- A importância da recuperação da inadimplência para a saúde financeira da organização
- A influência do código de defesa do consumidor
- Juros e multas de mora
- Processo de cobrança - títulos e documentos
- Formas de recebimento - carteira, banco
- Protesto - prazo, processo bancário, processo manual, na praça, fora da praça e prescrição dos documentos
- Estratégias de contato - telefone, e-mail, carta, pessoalmente
- Perfil dos inadimplentes
- Principais históricos e ações
- A cobrança por telefone inserida nas normas e procedimentos
- A importância do contato telefônico e o telemarketing de cobrança
- O processo de recuperação por telefone e as demais técnicas de cobrança
- A recuperação da inadimplência dentro do processo de CRM e alavancagem de vendas
- Perfil das competências dos profissionais e diferenças entre o contato ativo e receptivo
- Processo de comunicação - vocabulário, linguística e emocional
- Garantias - definição, modalidades de garantias, formalização
- Empresas de cobrança - como escolher, acompanhamento, sinais de alerta, melhoria de desempenho
- Cobrança judicial - avaliação do momento e custo, interno x externo
- Análise do desempenho do departamento - performance, projeções

Dúvidas Frequentes

Nós somos especializados em cursos de capacitação e atualização nas áreas de contabilidade, tributação, fiscal, trabalhista, previdenciário, recursos humanos, financeira, tanto para empresas privadas, quanto para órgãos e entidades da administração pública.

Nossos professores elaboram e apresentam o conteúdo dos cursos com objetivo de capacitar e atualizar, ou seja, prepara aquele que está iniciando sua carreira e atualiza os profissionais que já atuam em suas áreas.

Nós temos 3 modalidades de cursos, on-line e ao vivo, on-line gravado e presencial. Na página do curso você encontra a modalidade que ele será apresentado.

Sim, os cursos on-line e ao vivo são transmitidos nas datas e horários programados, mas nós gravamos e disponibilizamos a gravação para o aluno revisar o conteúdo quantas vezes desejar, por um período determinado de tempo.

Alguns dias antes do curso, o aluno receberá as instruções e acesso à Área do Aluno, será nesta área que o aluno terá acesso as aulas ao vivo e às gravações.

Sim, todos os cursos da Meta Cursos possuem certificados de participação. Para os cursos presenciais o certificado físico é entregue ao final do curso, para os cursos on-line o certificado é disponibilizado na Área do Aluno em formato digital e permanece lá para que o aluno possa acessar quando desejar

Nós dispomos de vários cursos credenciados junto ao CFC, que geram pontos para profissionais da contabilidade, consulte nossa equipe para saber quais cursos estão credenciados.